5º Encontro de Missionários da Europa é realizado na Espanha


Nesta última semana, dos dias 19 a 23, aconteceu em Málaga, sul da Espanha, o 5º Encontro de missionários da Base Europa. O evento é organizado bienalmente para atualizar os missionários que atuam nesse continente quanto às questões administrativas da agência, bem como refletir sobre as atividades e expectativas no campo, além dos momentos de comunhão entre todas as famílias missionárias.

Durante esses cinco dias, um representante de cada país expês os avanços, desafios e realidades dos trabalhos da Agência em Portugal, Espanha, França, Itália, Alemanha, Romênia, Albânia e também da Região Central e Oriental da Europeia, com povos de fala húngara, por meio da participação especial do Rev. Ottilan Assas, pastor húngaro, presidente do sínodo da Igreja Presbiteriana Reformada na Romênia, parceira da APMT na Região. “Eventos como esse são importante para atualizar missiológica, teológica e estrategicamente aqueles que estão anos no campo missionário, a fim de obter os melhores resultados para avançar na obra missionária no campo europeu”, afirma Rev. Sérgio Paulo, presidente da APMT.

No primeiro dia do encontro, foi montada uma comissão de pastores para examinar um candidato ao seminário na Igreja da Itália, fruto do ministério do Rev. Humberto e Brandali de Oliveira no país. “Grande benção foi ter a ter a vinda dos nacionais como fruto dos trabalhos na região e ver o que Deus tem feito através da vida e ministérios dos nossos missionários no árduo campo do continente europeu ”, disse o Rev. Marcos Agripino, Executivo da APMT.

Cerca de 60 pessoas participaram do evento, diversos missionários recém-chegados ao campo, que puderam ouvir os relatos daqueles que estão há anos na caminhada missionária e desfrutar de momentos de comunhão e trocas experiências. “Apesar dos desafios do campo que ouvimos dos missionários mais experientes, somos fortalecidos e motivados a começar nosso trabalho e adquirimos grandes aprendizados com as trocas durantes esses dias. Principalmente pelos momentos devocionais são oportunidades de crescimentos e que nos enriqueceram durante o congresso”, conta os missionários Rev. Luiz Augusto e Rachel Bueno, que iniciaram os trabalhos no Instituto Teológico de Portugal neste ano.

O tema do Encontro deste ano foi a vida do missionário e seu relacionamento com Deus, família e Equipe no campo. “É sempre uma oportunidade de reunir todos os colegas da Base Europa, conhecer os desafios de cada campo, um tempo de orar uns pelos outros, e também momentos únicos de entrosamento entre os filhos dos missionários”, informou o Rev. Del Pino, coordenador da Base Europa.  

Em todos os dias do encontro, houve uma programação especial para os filhos dos missionários, voltada para espiritualidade, comunhão, lazer e compartilhar de experiências entre eles, pois muitas vezes, são jovens e adolescentes sozinhos no campo missionário devido à dificuldade da juventude europeia se envolver nos trabalhos das igrejas.

A Europa, apesar de ser o berço da Reforma Protestante, é considerado hoje o campo missionário mais desafiador. Por ser um continente secularizado, as pessoas têm grande resistência em aceitar a religião como parte integrante de suas vidas. E este é um processo que persiste há mais de 120 anos e cada vez mais vem se aprofundando na vida dos europeus. Mesmo em meio a essa realidade, Deus tem proporcionado grandes oportunidades de trabalho. Cada vez mais a população busca por maneiras de se desenvolver uma espiritualidade, já saturados do ateísmo e secularismo, mas não a encontram. É uma população que carece do evangelho e do apoio da Igreja Brasileira, àqueles que já estão no campo exercendo seus ministérios e também no envio de novos missionários, pois a APMT atua apenas em oito países em todo o continente. 

Ore, conheça mais nossos missionários e realidades dos campos e seja um mobilizador em prol da evangelização do continente Europeu.

Fotos do Encontro em nossa página no Facebook.

Comentários