Rev. Antônio Xavier e Lucinete (Guiné Bissau) 06/06/17


Queridos parceiros de missões, graça e paz!

O Deus a quem servimos é soberano e tem um propósito em tudo que acontece em nossas vidas. Nós fazemos planos, elaboramos estratégias e estabelecemos datas. Entretanto, como está nas Escrituras: "A confirmação é do Senhor". Como é bom sabermos disso, isto nos faz descansar!

Eu falei na carta anterior que iríamos ao Brasil em agosto, mas mês passado eu fiz novos exames para saber como estava a minha vesícula e apresentei ao Dr. Roney, um médico brasileiro que atende os missionários no campo. Ele confirmou que estou com colocistite e me orientou a não esperar muito tempo para tratar deste problema. Possivelmente serei submetido a uma pequena cirurgia para retirada da vesícula. Sendo assim, estamos adiantando nossa viagem para 17 de junho para tratar da saúde e em agosto atender as igrejas. Se você ainda não entrou em contato para agendar uma visita, saiba que teremos imenso prazer em visitá-los.

Sei que vocês estão orando pela difícil situação que estamos enfrentando na aldeia onde moramos. Deus tem respondido nossas orações! Aqueles que se levantaram contra nós estão se reaproximando e isto me encorajou a procurar o Ba* Si*. Passei a semana em oração e no sábado procurei-o para conversarmos. Para minha surpresa fui bem recebido e ele se mostrou alegre com a minha visita. Falei-lhe da importância  de continuar contando com a amizade dele... Encerramos nossa conversa com a promessa de que em breve ele me fará uma visita. Este é um ponto cultural: se ele me visitar, confirmará o pedido de amizade. Continuamos contando com suas orações em nosso favor.

Deus, em sua soberania e graça, nos permitiu avançarmos bastante em nossas atividades de campo.

Tradução da Bíblia

Desde o inicio de maio passamos a contar com mais um tradutor, que se chama Djafara Sila. Ele vem se adaptando bem em nossa equipe. Este mês conseguimos finalizar a primeira etapa de Filipenses e 1. e 2. Tessalonicenses. Próximos passos são a verificação e correção e logo estes livros estarão prontos para consultoria. Deus também providenciou uma assistência de qualidade na nossa ausência: contaremos com o apoio da missionária Beti Wiens no acompanhamento dos tradutores e no processo de tradução.

Em nossas igrejas temos visto a boa mão de Deus - O nosso seminarista Aliu terá a sua formatura em 17 de junho e logo seguirá para a Igreja Presbiteriana de Pirada.  Ele assumirá a igreja em nossa ausência e contará com a assistência do pastor da Igreja Presbiteriana de Gabu. Se Deus quiser, no próximo ano, ele será ordenado. Uma benção contarmos com um líder ex-muçulmano, nativo e bem preparado!

Em maio foi realizado em Pirada o Congresso Nacional da Juventude Presbiteriana da Guiné-Bissau. Foi uma atividade animada e abençoada.

Continuamos durante a semana estudando a Confissão de Fé de Westmister e aos domingos estamos expondo o livro de Apocalipse.

Em nossas escolas 

As atividades continuam. Nossos alunos, alem do conhecimento, continuam recebendo o ensino da Palavra de Deus. Agora em junho fecharemos o ano letivo. É uma benção poder proporcionar ao povo um ensino de qualidade. As escolas do governo estão mais uma vez em greve. Que Deus tenha misericórdia e o ano letivo seja concluído.

Estamos entrando num período critico - Primeiro porque começou dia 27 de maio o Ramadã (mês do jejum dos muçulmanos) é um tempo difícil para os missionários, isso porque o povo fica mais hostil à Palavra de Deus e buscam a todo custo defender a fé islâmica. Contudo, nós continuamos mostrando o amor de Cristo. Segundo porque estamos entrando no período das chuvas e com isso, os casos de malária e febre tifóide aumentam assustadoramente. Muitos, quando ficam doentes, não resistem, principalmente as crianças.

Durante o período em que estaremos no Brasil, a missionária Monica Quintana será a responsável pelos projetos. E pela graça de Deus teremos a família Fafé de volta ao campo a partir de junho. Acreditamos que estamos deixando o campo coberto em todas as suas frentes.

Somos gratos a Deus por suas vidas e por todo investimento espiritual e financeiro que os irmãos tem feito neste campo e em nossas vidas. Que o Senhor recompense a cada um pelo bom trabalho em nome d'Ele.

Orem conosco:

  • Pelo povo Guineense para que Deus os alcance com salvação, para que neste tempo de "jejum" Deus revele sua graça aos muçulmanos;
  • Pelo crescimento de nossa igreja, para que os fortaleça na fé em Cristo;
  • Para que Deus nos capacite nos trabalhos que estamos envolvidos, principalmente o da Tradução da Bíblia;
  • Pela saúde do povo no período das chuvas, para que Deus os guarde da malária e outras doenças;
  • Pela preservação de nossa saúde e cirurgia que o Toni fará, assim que chegar ao Brasil;
  • Por sabedoria e unidade para equipe missionária;
  • Pelas igrejas parceiras que oram e investem financeiramente neste campo;
  • Pelo tempo que passaremos no Brasil visitando as igrejas e buscando novos parceiros;
  • Por melhores condições de vida para o povo da Guiné-Bissau.

Em Cristo,

Rev. Antonio Xavier e família.

Comentários