Rev. Antônio e Luzinete Xavier (Guiné-Bissau) – 05/05/2018


Queridos parceiros em missões, que a graça do Senhor seja sobre suas vidas!

Graças a Deus, apesar das lutas, avançamos muito neste período. As atividades já estão fluindo normalmente.

Amados, o nosso coração, muitas vezes, tem sido atacado por um sentimento de inutilidade e o desanimo tem nos assaltado. Estamos enfrentado uma guerra espiritual travada na nossa mente. O inimigo tem nos atacado com pensamentos de que tudo que estamos fazendo não vai valer de nada. Constantemente tiramos tempo de oração e jejum para vencermos os ataques das trevas, mas não tem sido fácil. Orem por nós!

Nete está empenhada no acompanhamento das escolas e na educação do Alex. Mesmo com toda limitação na área de educação, o Alex tem obtido um ótimo desempenho escolar.  Como família estamos buscando conhecer mais o Senhor no estudo da Palavra nos nossos cultos domésticos. Temos orado uns pelos outros para buscar fortalecimento espiritual. No mais, estamos bem confiantes na providência divina.

Estamos preocupados com a crise política em Guiné-Bissau. O presidente não consegue estabelecer um governo; quem mais sofre é população menos favorecida. A estrada que liga nossa aldeia à cidade vizinha deveria ser reparada este ano e se isto não acontecer, no tempo das chuvas, ficaremos totalmente ilhados. Orem por isso também.

Nas Igrejas Presbiteriana

Em Pirada - O pastor Aliu Embalo assumiu oficialmente o pastorado desta igreja. Estamos acompanhando-o e orientando-o em suas atividades ministeriais. Quanto à igreja, alguns irmãos não estão participando assiduamente das atividades por conta de estarem totalmente envolvidos na coleta da castanha de caju, a principal fonte de renda do país. Nas últimas duas semanas tivemos a alegria de termos um bom número de pessoas no culto de domingo. Estamos buscando parceiros para instalarmos o projeto das maquinas que dará às igrejas condições de manutenção.    

Em Serração - O trabalho continua no mesmo ritmo. Louvamos a Deus por mais uma vida acrescentada. O enfermeiro Uca, que era católico, agora foi alcançado pela graça de Deus. Outra grande benção para esta igreja foi a chegada do Rev. Levi e sua família, eles vieram para trabalhar com o povo Fula e também estará nos auxiliando em Serração. Queremos retomar em breve as atividades de treinamento de liderança com os irmãos: Nino Vieira e Iafai Sissê.         

Tradução da Bíblia

Este trimestre foi um tempo dedicado a organização do material traduzido e atualização dos software. Já verificamos alguns dos livros traduzidos e estamos corrigindo-os para em breve começarmos a testar a qualidade dos textos e prepará-los para consultoria.

Nossos tradutores continuam firmes, mesmo com a pressão das pessoas da aldeia tentando desencorajá-los no trabalho. Muitos não os veem com bons olhos por estarem traduzindo o Evangelho.  

Em maio teremos o encontro com os missionários SNK em Gâmbia, se Deus permitir estaremos participando com o objetivo de compartilhar os avanços do projeto e sermos edificados com as experiências uns dos outros. Este encontro sempre nos acrescenta muito no nosso trabalho de tradução.

Nossos Projetos sociais

Educação - Estamos nos organizando para que no próximo ano possamos abrir uma escola de ensino regular nas dependências da igreja em Pirada. Dentro de dois meses teremos as carteiras para sala de aula, esperamos deixar as salas prontas até junho. As escolas em Serração, Soninke e Fula estão funcionado muito bem. Este período de aula, os alunos ficam com o rendimento escolar muito abaixo da media porque eles têm que dividir o tempo com a escola e a coleta da castanha de caju. Muitos deles chegam na escola muito cansados e não conseguem estudar.        

Na saúde - No mês de março recebemos a visita do Dr. Rolney, ele abençoou o povo fazendo atendimento médico. A "farmácia" na aldeia Soninkê continua assistindo a população com os medicamentos a preço de custo.

Agradecimentos:

  • Graças a Deus vencemos o período de readaptação no campo e organização das diversas atividades do projeto;
  • Em fevereiro e agora em abril estive adoentado por conta de mais uma malária, mas graças a Deus a recuperação foi rápida. A Nete e o Alex estão bem e desfrutando de boa saúde.
  • Louvamos a Deus pela chegada do Rev. Levi e sua família, que estarão à frente do "Projeto Zion" com o objetivo de alcançar o povo Fula da aldeia de Sintcha Sama.
  • Somos gratos a Deus pela unidade e esforço da nossa equipe de trabalho (missionários, professores e tradutores).
  • Somos gratos ao Senhor pelos novos pastores acrescentados a IPGB.
  • Louvamos a Deus pelo Alex que tem sido ricamente abençoado na escola. Apesar da limitação na área de educação aqui em Bissau; ele se destacou bem nos exames escolares.

 

Pedidos de Oração:    

  • Pela preservação de nossa saúde, animo, sabedoria e graça do Senhor diante dos desafios;
  • Por nossa equipe missionária, principalmente pelo Rev. Levi e família- pela adaptação cultural e introdução no campo Fula;
  • Pelo país, para que a crise política que vem se estendendo por um bom tempo, seja amenizada. E pelo povo que está sonhando com uma boa safra de castanha de caju;
  • Para que Deus levante mais parceiros que queiram contribuir financeiramente com os projetos;
  • Pelo bom desenvolvimento do projeto, crescimento da IPGB e pelo avanço da tradução da Bíblia na língua Snk.

Somos gratos a Deus por sua parceria na missão que nos foi confiada por Deus. Que Deus os fortaleça diante dos desafios!

Toni, Nete e Álex Xavier

Comentários