Luciano de Azevedo (Moçambique) 30/07/2017


 “Anunciai entre as nações a sua glória, entre todos os povos as suas maravilhas.” Salmos 96:3

 

Saudações moçambicanas aos queridos irmãos e amigos que, fielmente,  acompanham em oração nosso trabalho!

Formatura na ETK

No dia 28 de Maio tivemos a terceira cerimônia de formatura na Escola de Teologia do Khovo. Temos realizado as formaturas em diferentes igrejas cada ano e, dessa vez, fomos recebidos pela Igreja Presbiteriana de Mubukwana, nos arredores de Maputo. Foi um dia de alegria em que a igreja juntou-se aos professores e alunos formandos para agradecer a Deus pela conclusão dos estudos.

Esse ano tivemos um motivo a mais para agradecer a Deus pois, finalmente, o Sínodo da Igreja Presbiteriana de Moçambique  credenciou oficialmente a ETK para a formação de evangelistas para a igreja. Até aqui, nosso esforço estava voltado para a formação de obreiros leigos e capacitação de anciãos. Louvamos a Deus! Isso indica um reconhecimento de nosso esforço por parte da igreja.

Continuamos pedindo orações aos irmãos quanto à necessidade da construção de mais salas de aula para nossa escola teológica. A APMT tem apoiado nosso trabalho e aprovou uma verba para iniciarmos essas construções. A igreja também já nos disponibilizou um local onde essa construção poderá ser feita, num terreno ao lado da Igreja Presbiteriana de Chamanculo, em Maputo. Nosso impasse está sendo pelo fato de esse terreno ter algumas casas de ocupação irregular que devem ser demolidas. Esse processo de retirada das casas tem atrasado o início das obras. Existe ainda a possibilidade de recebermos apoio do Sínodo Sudoeste Paulista da IPB, inclusive com o envio de um equipe de construção, para essa obra. Pedimos orações por isso! São muitos detalhes e muitas questões envolvidas. Pessoalmente, construção não é meu campo e esse trabalho parece um gigante diante de mim. Confio somente no poder de Deus.

Pela segunda vez, recebemos a visita do Rev. Fernando Arantes, da I.P. Jd Guanabara, que veio a Moçambique para um seminário, no âmbito da parceria entre a IPM e a IPB. Durante uma semana, o Pr. Fernando falou aos nossos alunos da ETK e do Seminário de Riclatla sobre a Teologia Reformada. Além de pastor da IPB, nosso visitante é também professor no Seminário Presbiteriano do Sul, em Campinas. A presença dele aqui tem aberto uma porta para uma parceria também com esse importante seminário da IPB. Temos a expectativa de enviar mais um aluno para estudar teologia no Brasil, possivelmente nesse seminário. Pedimos vossas orações para que issa se concretize. Esse intercâmbio possibilitará ainda a vinda de outros professores do SPS a Moçambique, o que será um grande contributo para a educação teológica nesse país.

Discipulado

Durante os muitos anos que vivi na cidade da Beira, tive muitas oportunidades de me envolver com o discipulado de jovens. Infelizmente, desde que mudei a Maputo e me envolvi com as aulas na escola de teologia e em outros projetos, acabei me afastando um pouco dessa tarefa tão fundamental no trabalho missionário.

Alguns meses atrás, entretanto, dois jovens me procuraram e pediram para que eu os discipulasse. São jovens cristãos universitários, presbiterianos, que foram despertados para o interesse na boa literatura cristã. Tenho passado alguns livros para eles e, semanalmente, nos encontramos para conversar sobre o conteúdo dos livros. Estou muito impressionado com o interesse desses jovens na leitura e com a capacidade deles em assimilar temas profundos sobre a Bíblia e a doutrina cristã. Peço que estejam orando por eles, Moisés e Alberto (foto anterior), que Deus os faça crescer no conhecimento e na fé em Cristo.

Orem também pelo despertamento de mais jovens interessados em boa literatura e, acima de tudo, na leitura da Bíblia! Tem sido um desafio estimular nossos alunos de teologia e mesmo os obreiros da igreja a se interessarem pela leitura!

Evangelistas apoiados pela IPB

Como alguns de vocês já devem ter acompanhado em minhas cartas anteriores, temos recebido um apoio da IPB para o sustento de quatro evangelistas da Igreja Presbiteriana de Moçambique que atuam no norte do país, especificamente nas províncias de Tete e Sofala.

No mês de Julho, por ocasião do Sínodo da IPM em Maputo, pudemos nos reunir, embora um deles, Domingos, não pôde comparecer. Fiquei entusiasmado com o breve encontro que tivemos para eu me inteirar dos trabalhos deles. Infelizmente, estou muito distante de onde eles trabalham (média de 1500 Km) e não tenho conseguido visitá-los, de forma que esse encontro foi muito importante.

Um deles, o Elias, me explicou que a região onde ele trabalha, em Tete, é extremamente carente. As distâncias entre uma congregação e outra chega a 100 Km e os meios de transporte são difíceis. Elias é um evangelista que teve um treinamento de apenas um ano de teologia. Ainda assim, ele tem sob seus cuidados cerca de 1500 “ovelhas” que ele se desdobra para atenter como pode, dentro de suas capacidades.

 
   

Há alguns meses, enviamos uma remessa de bíblias em língua Tchewa, falada nas províncias de Tete e Zambézia. Essas bíblias foram oferecidas pela IPB, a partir de uma oferta feita pela Confederação Naciona da UMP. Um dos pastores que recebeu as bíblias na Zambézia me explicou que, em algumas congregações, havia apenas uma ou duas pessoas que possuiam uma Bíblia!

Peço que continuem oramdo por esses nossos obreiros: Elias, Domingos, Fernando e Alzira (foto anterior). Que Deus multiplique suas forças e recursos para conseguirem continuar servindo com fidelidade, apesar dos grandes desafios que enfrentam. Orem também por novos projetos que contemplem essas regiões mais desfavorecidas em Moçambique.

Com o recente esfriamento (não o fim!) nos conflitos armados em Moçambique, estou mais animado para fazer planos de viagem ao Centro e Norte do país em 2018, de forma a acompanhar mais de perto o trabalho de nossa igreja nessas regiões. Para isso, precisarei também de um novo veículo. O carro que tenho está comigo há dez anos e começa a apresentar sérios problemas, não confio viajar longas distâncias em Moçambique com esse carro.

Peço que orem sobre todas essas questões. Deus conhece todas essas necessidades e há de suprir no tempo certo.

Casa Koinonia

Uma parte considerável de meu esforço missionário em Moçambique tem sido dedicado à Casa Koinonia.

Esse ministério tem, por muitos anos, provido hospedagem para missionários e obreiros cristão, locais e internacionais, que passam por Maputo.

Desde 2011, tenho feito parte da direção desse ministério, cuidando especificamente da área financeira e ajudando em alguns projetos de reabilitação de nossa infraestrutura.

Agradeço muito a Deus pelo envolvimento com a CK, que tem sido minha segunda casa. Peço que estejam orando por meu trabalho junto a esse ministério.

Questões de segurança

Temos observado uma escalada da violência em Moçambique. No início desse mês, com muita tristeza, participei do funeral de um jovem da igreja, Enoque, que foi brutalmente assassinado próximo de sua casa quando saía de um trabalho da igreja. Ele era líder da juventude na Igreja Presbiteriana de Mubukwana e trabalhamos um tempo juntos, no treinamento de professores de EBD.

Há poucas semanas atrás eu eu outra missionário da IPB tivemos nossos cartões de banco clonados. Sacaram valores de minha conta e, no caso dela, tiraram tudo o que ela tinha! Felizmente estamos conseguindo solucionar, mas isso nos preocupa. Em todos esses anos é a primeira vez que isso me acontece e dependemos muitos desses cartões para retirar nossos salários.

Peço que estejam orando acerca dessa questões e pedindo a Deus por segurança para nossas vidas.

Obrigado pelas orações e pela amizade de vocês!

 

Em Cristo,

 

Luciano de Azevedo

 

œ Igreja Presb. de Moçambique - Caixa Postal 21

Maputo - Moçambique

e-mail: luciano@ipb.org.br    

Telefone: 0258-825984472

 

Informação Importante sobre envio de ofertas:

Fui informado pela APMT que os boletos que são enviados aos mantenedores para o envio de ofertas, a partir de agora, deverão obrigatoriamente ter valor, data de vencimento e CPF/CNPJ do ofertante. Assim sendo, peço àqueles indivíduos ou igrejas que preferem esse meio para envio de ofertas, me passarem as informações necessárias assim que possível.

 

Os que preferirem, podem continuar depositando diretamente, utilizando o código de centavos 0,54 na conta da APMT:

Banco do Brasil

Ag. 5853-x  Conta Corrente  7500-0

Ou ainda através de minha conta pessoal:

Banco do Brasil

Ag. 0766-8

Conta 26814-3

Nesse último caso, agradeço se puder me contatar, informando o envio de qualquer valor e o propósito da oferta.

 

Grato pela atenção!

Comentários